Menu

Pesquisar
Close this search box.

PM de Sena Madureira inicia projeto “Escola faz Direito”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Depois que mais um estudante do ensino médio foi esfaqueado por outro aluno dentro da Escola Dom Julio Mattioli, em Sena Madureira, a Policia Militar do município inicia esta semana o projeto “Escola faz Direito”, uma iniciativa do Major Moncada que visa reduzir o número elevado de ocorrências dentro do estabelecimento de ensino.

Anúncios


Com a ajuda de especialistas o ac24horas inicia uma série de reportagens que vai abordar o problema da segurança pública na cidade do Iaco [a 144 km d capital], sacudida nas últimas semanas pela rivalidadeentre duas gangues que levam terror a rede de ensino público. A reportagem teve acesso a informações exclusivas que mostram como as facções estão “liberando” sua fúria e transferindo ações que antes eram somente das baladas, para dentro da sala de aula.


– Somente a ronda do lado de fora, o Proerd, não tem sido suficiente para conter essa violência, mesmo a Policia trabalhando diuturnamente, o caso exige um esforço coletivo, a ajuda de todos, principalmente da comunidade – destacou o Major Moncada.


Segundo o especialista em gestão estratégica de segurança pública, em Sena Madureira os administradores e professores enfrentam como podem os casos de agressão na comunidade escolar. Mas ressaltam que boa parte dos envolvidos em brigas e pancadaria remete a alunos que rivalizam pelo simples fato de morarem em locais diferentes.


– O problema que antes era localizado apenas nos bairros da Pista e Vitória está se alastrando em outras regiões e chegando à sala de aula – comenta Moncada.


A violência não é novidade. Os nomes dados aos grupos seguem a moda do momento, mas a origem do trágico espetáculo que se vê é um questionamento feito por todas as autoridades. Ao revelar números de um organizado levantamento, Moncada comprova que a parte da polícia vem sendo feita. Em três meses, apenas 03 homicídios aconteceram em Sena Madureira.


– Estamos atingindo rigorosamente as metas exigidas pelo nosso comando. O desafio é o enfrentamento a violência protagonizada pelo menor protegido pelas leis que regem o nosso país – sintetizou o major.


De onde então se origina tanta violência?


Na série, a reportagem vai revelar detalhes sobre as ações criminosas de Cleisson Nascimento e Hermínio Neto Lima. Foi a partir de um plano criminoso arquitetado pelo primeiro que começou o rastro de sangue em Sena Madureira. Tráfico de drogas e armas, fragilidade das leis brasileiras, falta de política social, de geração de emprego e renda. Tudo isso será revelado. Não perca!


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido