Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre enfrenta maior desastre natural da sua história, diz senador Jorge Viana (PT)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em entrevista ao programa Conexão Senado na manhã desta segunda-feira, 27, o senador Jorge Viana disse que o Acre vive uma situação, pois se trata do maior desastre natural da história do Estado. O senador e o governador Tião Viana estiveram no último domingo,26, em Brasiléia acompanhando de perto o trabalho da Defesa Civil e da prefeitura no apoio às vítimas da enchente.


Dados oficiais do governo do Acre mostram que o Estado teve dez cidades afetadas pela enchente. Rio Branco e Brasiléia foram as mais atingidas. O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, decretou na tarde de domingo estado de calamidade pública nas áreas atingidas pela enchente. A prefeita de Brasiléia, Leila Galvão também decretou estado de calamidade no município.

Anúncios


Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa e Sena Madureira decretaram estado de emergência, diferentemente de Manuel Urbano e Cruzeiro do Sul.


Ao todo, segundo o senador acreano, são mais de 130 mil pessoas atingidas pelas águas em todo Estado. Em Rio Branco esse número é superior a 80 mil pessoas e mais 25 mil imóveis atingidos.


“Somos um povo que vive à margem de um rio, mas este ano, é preciso dizer, o nosso rio Acre bateu todos os recordes de cheia”, disse o senador mostrando-se aliviado com os índices de vazantes detectados no início da manhã desta segunda-feira, o que não diminui a situação de absoluta calamidade nas áreas atingidas.


“O caos só não é maior por causa do alto nível de organização do município e do governo estado e apoio de ministérios, da presidente Dilma (Roussef) e da Defesa Civil Nacional que está nos ajudando desde o primeiro dia, bem como do Ministério da Defesa”, disse Jorge Viana.


Como ex-presidente da Comissão Temporária de Defesa Civil do Senado, Jorge Viana disse que é muito importante que o Brasil consolide uma política orçamentária de prevenção para a Defesa Civil. “No Senado, no ano passado, construímos uma proposta andando o Brasil inteiro, para garantir a prevenção dos desastres naturais e tomara que  essa proposta seja aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, porque a realidade que temos hoje  ainda é muito frágil,  e só com prevenção  poderemos atender às demandas do país nessa área de maneira eficiente.


Jorge Viana também destacou na entrevista à Rádio Senado que, não fosse esse apoio, aliado ao absoluto compromisso de solidariedade da sociedade acreana na ajuda aos desabrigados (a grande maioria está em casa de amigos e parentes) a situação seria ainda mais grave.


“Nosso povo tem sido solidário, mas precisamos de ajuda. O governo do Estado e a prefeitura estão trabalhando de maneira absolutamente transparente no uso dos recursos e é importante que as pessoas continuem sendo solidárias”, disse.


Reconstrução


Jorge Viana, que viajou para Brasília e retorna ao Estado na quarta-feira, 29, lembrou da necessidade de reconstrução da cidade de Brasiléia e de dos bairros atingidos em Rio Branco.


“A cidade de Brasiléia vai ter que ser reconstruída e aqui em Rio Branco, pelo menos 38 bairros vão ter que passar por um processo de reconstrução muito difícil para o prefeito Angelim e o governador Tião Viana”, disse o senador que já trabalha na articulação com o governo federal para viabilizar apoio e recursos financeiros para esse processo de reconstrução das cidades acreanas.


Charlene Carvalho


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido