Ac24Horas - Portal de notícias do Acre

Rio Branco, Acre, 16 de fevereiro de 2012


Pacientes de Xapuri tem que viajar para conseguir medicamentos controlados

Jairo Carioca - jscarioca@gmail.com 16/02/2012 05:00:37
Editoria de Cidades

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

Agora virou caso de investigação. A constante vinda de pacientes do município de Xapuri, localizado no sudoeste do Estado, para a capital, em busca de medicamentos controlados, chamou a atenção do Ministério Público que abriu inquérito civil a fim de investigar a inércia do prefeito Bira Vasconcelos, que não contratou até a atualidade um bioquímico para a farmácia do município.

Com a falta do profissional não há quem responda pela farmácia básica na liberação de remédios controlados. A licitação para compra dos medicamentos ocorreu deserta. Os fatos obrigam os pacientes necessitados terem que se deslocarem para outras cidades, em busca de recursos para saúde. Na cidade mais próxima, Capixaba, também falta medicamentos. Muitos estão se deslocando até Rio Branco.

Entendendo que os fatos causam prejuízos à população  e violam os princípios dispostos no arigo 11 da Lei 8.429/92, o órgão fiscalizador abriu procedimento investigatório. O Estado também foi intimado a dar explicações através do Hospital Epaminondas Jácome.





Veja Também