Menu

Dr. Donald diz ser favorável ao fim de propaganda enganosa com selos médicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De agora pra frente não vai se assistir mais aquelas propagandas com recomendações médicas para a utilização de tal medicamento. É que estar em vigor desde ontem, normas para coibir a propaganda enganosa de serviços médicos no país. Os profissionais, as sociedades médicas e os hospitais públicos e privados tiveram período de 180 dias para adaptação.


A reportagem ouviu o médico Donald Fernandes. Ele disse que a regra é muito boa e acaba com certo sensacionalismo de empresas que utilizavam grupos médicos para vender produtos. Além disso, os médicos estão impedidos de prestar consultas por telefone ou internet, até mesmo para parentes. Não podem anunciar o uso de técnicas “milagrosas” e nem participar de concursos como “médico do ano” ou “profissional de destaque”.

Publicidade

– Sou totalmente a favor, isso acaba com o mercado que utilizava a medicina para vender seus produtos, acho uma decisão válida para medicina – opinou Donald.


Outras proibições são usar imagens dos pacientes para apresentar resultados de tratamento, os conhecidos “antes e depois”, e angariar clientes por meio das redes sociais.


Os selos de qualidade concedidos por sociedades médicas também estão vetados. Dona de um desses selos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia solicitou ao conselho para rever o banimento, sob a alegação que associa seu selo a marcas de alimentos, como margarina, pães, cereais e biscoitos, com menor teor de sódio, gordura e açúcar desde 1991. Segundo o CFM, o caso poderá ser avaliado, mas, enquanto não há decisão, a proibição está valendo.


Quem descumprir as regras está sujeito à advertência até cassação do registro. A fiscalização é feita por meio dos conselhos regionais de medicina e por denúncias encaminhadas pela população.


A nova resolução está disponível no site do CFM.


Jairo Carioca,
Com informações da agência Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido