Menu

Baixada da Habitasa está toda debaixo d’água; até casas de Tião e Jorge estão ameaçadas pela cheia do Rio Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares,
Da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


Dos bairros de Rio Branco, o Habitasa é um dos que mais sofre com a cheia do rio Acre. Todo o bairro está debaixo d’água. São mais de duas mil famílias das ruas Peru, Venezuela, Bolívia, México, Alércio Dias, Aluizio Bezerra e  Rio Branco.

Publicidade

“Fui dormir na minha mãe, quando retornei para casa a água já tava dentro de casa. Perdi tudo, cama, colchão, livros, geladeira, guarda-roupas, fogão. Só deu tempo de tirar um colchão, a televisão e o sofá, e um pouquinho de roupa”, diz a comerciante, Irenice Oliveira de Queiroz, moradora na Rua México.


A Defesa Civil trabalha no local com três caminhões e um barco dos Bombeiros. Voluntários de uma igrejas ajudam os moradores a transportarem os bens que sobraram. Além disso, há ajuda mútua entre os próprios moradores. “Não cobro nada para transportar. É uma ajuda para quem tá precisando”, diz Francisco Silvano, que também foi atingido pela cheia.


Para se ter uma idéia da cheia, na Rua Venezuela a água está a poucos metros das residências do senador Jorge Viana e de seu irmão e vizinho, o governador Tião Viana, que não moram mais no local, mas mantém caseiro e vigia nas propriedades.


Um detalhe que chama atenção é a grande quantidade de lixo em sacos plásticos, na água contaminada, em meio aos barcos que transportam os móveis e os moradores.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido