Menu

Atenção: produtores atentos ao prazo para renegociação de dívidas do Pronaf

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os produtores rurais que contraíram financiamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e estão inadimplentes devem ficar atentos ao prazo para renegociação da dívida, que termina no dia 29 deste mês.


O Banco da Amazônia acredita que grande parte dos que contrataram as linhas de crédito deverá comparecer a uma agência para ter acesso aos benefícios da renegociação. O Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu a exigência de documentos a serem apresentados nos pedidos de refinanciamento.

Publicidade

Dentre as vantagens está a não apresentação de laudo técnico para comprovar a incapacidade de pagamento, que antes era exigida. O agricultor precisa entregar apenas um termo de adesão.


Em novembro de 2011, o Conselho Monetário Nacional institui uma linha de crédito para investimentos, criada especialmente para recompor e renegociar dívidas de produtores familiares em operações de crédito do Pronaf e do Proger Rural.


A nova linha de crédito vale para produtores inadimplentes em operações de custeio e investimento. O limite de crédito por agricultor é de R$ 30 mil, com prazo para pagamento de até 10 anos e taxa de juros de 2% ao ano. Ao contratar a operação, os agricultores deverão pagar, no mínimo, 3% do valor total da dívida.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido