Rio Branco, Acre, 7 de fevereiro de 2012

Binho Marques é cotado para assumir importante cargo no Ministério da Educação

Roberto Vaz 07/02/2012 06:12:27

Luciano Tavares,
da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com

O ex-governador do Acre, Binho Marques (PT) é cotado para assumir a Secretaria de Articulação com Sistema de Ensino, no lugar do ex-deputado federal mato-grossense, Carlos Abicalil, que passou a ser representado em sua ausências do cargo a partir desta segunda-feira, segundo publicação no Diário Oficial da União, por Antônio Roberto Lambertucci.

A edição online da Folha de São Paulo, desta segunda-feira informa sem maiores detalhes, que Binho Marques é cotado para assumir a função no MEC.

O nome do ex-governador petista pode ser anunciado pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante, nos próximos dias. Mercadante informou durante um evento em Brasília, nesta segunda-feira, na sede do Ministério, que os nomes estão na Casa Civil para serem avaliados.

A Secretaria de Articulação com Sistemas de Ensino faz parte do segundo escalão ministerial. É um importante setor de uma das mais importantes e complexas pastas, a da educação.

A Secretaria também conhecida pela sigla SASE, foi criada pelo decreto nº. 7.480, de 16 de maio de 2011, tem atribuições específicas para apoiar o desenvolvimento de ações para a criação de um sistema nacional de educação, aprofundando o regime de cooperação entre os entes federados; assistir e apoiar o Distrito Federal, os Estados e Municípios na elaboração, adequação, acompanhamento e avaliação democrática de seus Planos de Educação em consonância com o estabelecido no PNE, bem como no aperfeiçoamento dos processos de gestão na área educacional; promover a valorização dos profissionais da Educação, apoiando e estimulando a formação inicial e continuada, a estruturação da carreira e da remuneração e as relações democráticas de trabalho.

Devido suas atribuições, o cargo requer um misto de qualidade técnica com perfil de gestor e político, características do ex-governador acriano

Binho Marques

Arnobio Marques de Almeida Junior, mais conhecido como Binho Marques, é paulista, graduado em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC), pós-graduado em História Econômica da Amazônia na UFAC, possui MBA com Curso de Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração obtido na Universidade Corporativa Banco do Brasil/FIA da Universidade de São Paulo, e é Mestre em Educação na área de gestão e planejamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente faz doutorado na Universidade de Brasília

Foi governador do Acre de 2007 a 2010, mas antes teve ampla participação no setor educacional, como Secretário Municipal de Educação de Rio Branco na gestão do então prefeito Jorge Viana (1993-1996). Foi Consultor do UNICEF na área de Educação (1997-1998), Secretário de Estado de Educação do Governo do Acre (1999-2002) na gestão de Jorge Viana. Foi ainda Vice-Governador do Estado, acumulando as funções de Secretário de Estado de Educação e Secretário de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social (2003-2006).

Na educação do estado destacou-se pela criação de importantes projetos, entre eles, o Alfa Cem, Programa de Alfabetização em locais de difícil acesso. Também criou no Acre, o Projeto Poronga , em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e se destacou no seu governo por construir inúmeras escolas.

 


[yottie id="1"]


Veja Também


Ac24Horas – Portal de notícias do Acre

Binho Marques é cotado para assumir importante cargo no Ministério da Educação