Menu

Livro didático de história acriana para o ensino médio será lançado nesta sexta-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O livro “História do Acre para o Ensino Médio”, do professor  Carlos Pontes, será lançado às 19h30 desta sexta-feira (09) na Biblioteca da Floresta – Parque da Maternidade -.  Com o material, a ideia do autor é contribuir para a formação histórica dos alunos acrianos da educação básica.


O livro apresenta fatos de forma cronológica, da chegada do homem à América até a atualidade, privilegiando temas selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concursos públicos.

Publicidade

Sobre o autor:


Carlos Pontes nasceu em Tarauacá, pequeno município acreano, em 1975. Filho de Magno e Elma Pontes, Carlos, veio para Rio Branco com dois anos de idade. Estudou o Ensino Fundamental (na época, Primário e Ginásio) na Escola Padre Antônio Diogo Feijó e foi ali que tomou gosto pela escrita e leitura. A coleção de livros didáticos Caminho Suave e as histórias fantásticas de Monteiro Lobato embalaram seus sonhos de menino.


Aos oito anos destacou-se com uma redação de oito páginas, mas antes a professora o interrogou querendo saber se era ele mesmo quem havia escrito o texto “Brinquedos de Criança”.


Aos quatorze anos foi para o Ensino Médio (na época, Secundário) no Colégio Acreano, uma das escolas públicas mais tradicionais do Estado, dirigida com zelo há décadas pelo Professor Raimundo “Louro”. Ali aumentou o desejo de escrever, iniciando vários ensaios. Aos dezoito anos passou no vestibular para História pela Universidade Federal do Acre, onde se formou e fez pós-graduação na área de educação na mesma instituição. Casou com Helen Pontes em 2004; tem três filhos, Yasmin, Yan e Vanderléia.


Iniciou o magistério em 1996, dando aulas de história em várias instituições públicas e privadas. Passou em concurso público para professor e hoje leciona na Escola Lato Sensu, uma instituição privada de ensino do Estado do Acre. História do Acre para o Ensino Médio é o primeiro livro publicado do autor, que com alegria escreve sobre seu Estado, sua história, sua gente. O autor já desenvolve outros projetos literários que serão lançados em breve, tanto na área de história quanto na área de ficção.


Sobre a Obra:


História do Acre para o Ensino Médio tem por objetivo principal contribuir para a formação dos alunos que deixam os inesquecíveis tempos de escola e almejam ingressar nos cursos de nível superior e/ou passar em um concurso público. Essa ideia nasceu das conversas com os alunos que desejavam uma obra voltada exclusivamente para essa modalidade educacional. Dessa forma, optei pela História Cronológica, narrando fatos que iniciam com a chegada do Homem à América até os dias atuais, privilegiando os temas selecionados pelo Enem, vestibulares e concursos.


Os capítulos possuem uma conexão com o presente ou com fatos relacionados à História Geral e História do Brasil para que o alunado possa estar sempre relacionando a História do Acre com outros fatos, pois, a contextualização contribuirá para que os temas não fiquem soltos, perdidos, desconectados. Os temas Revolução Acreana, Primeiro Ciclo da Borracha, Segundo Ciclo da Borracha, Movimento Autonomista, Pecuarização, Empates entre outros serão dados de forma que os alunos compreendam os processos históricos envolvidos, seus sujeitos, os interesses, a economia e a sociedade como um todo. Esta obra visa o conhecimento histórico, sem, no entanto, pretender ser uma obra pronta, acabada, uma vez que a História é Ciência Viva, está acontecendo o tempo todo e os fatos são narrados a partir de uma perspectiva, a partir de um olhar.


Da redação


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido