Menu

Amarildo Uchoa vence eleição no CREA/Acre, sob suspeita de supostas irregularidades

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O atual presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia do Acre (Crea-AC), engenheiro civil Amarildo Uchoa foi reeleito para continuar no comando da instituição por mais dois anos. Ele teve 266 votos. A apuração dos votos terminou por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira, 09, com a suspeitas de supostas irregularidades no processo eleitoral.


Segundo resolução do sistema Confea/Crea, a eleição deveria ser realizada pelo voto eletrônico, com urnas cedidas pelo TER/Ac. Outra irregularidade segundo os candidatos derrotados, Sebastião Jaccoud, que obteve 92 votos e Jimena Rosana, 84 votos – alguns profissionais teriam sido excluídos da relação de votantes, mesmo estando em dia com o Crea.

Publicidade

Os profissionais que estivessem na lista de eleitores aptos, poderiam votar normalmente apresentando o comprovante de quitação de pagamentos atrasados na instituição, junto à mesa receptora. Outra reclamação das chapas adversárias foi em relação ao lacre das urnas que teria sido feito de forma fechada.


A Resolução do Confea, determina que façam parte da mesa receptora, profissionais registrados no sistema Confea/Crea e em dia com suas obrigações. “Se observou que na mesa receptora era composta por profissionais e funcionários do Crea-AC, o que contraria a resolução.  Em todo o Brasil as eleições foram realizadas pelo voto eletrônico, somente aqui, as eleições foram manuais”, comenta Sebastião Jaccoud.


De acordo com os candidatos derrotados os próprios funcionários do Crea teriam trabalhado como mesários na eleição. “Em nenhum momento o presidente da mesa receptora chamou os candidatos para mostrar que as urnas estavam abertas e conseqüentemente vazias, como é obrigatório neste caso para garantir a transparência e a lisura do processo eleitoral”, declarou Jimena Ameneiros.


Os candidatos derrotados informaram que tomarão as medidas judiciais cabíveis, solicitando inclusive a anulação das eleições pelo fato de a Comissão Eleitoral Regional – CER, não cumprir em sua totalidade a Resolução baixada pelo Confea.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido