Menu

No aeroporto de Rio Branco motoristas pagam caro para estacionar; em Cruzeiro do Sul ninguém paga nada por vagas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Deixar o carro estacionado no aeroporto de Rio Branco por um período de 24 horas,  custa ao motorista algo em torno de R$ 28 reais. Pelo mesmo período, o proprietário do veículo não precisa desembolsar absolutamente nada para deixar o carro parado no aeroporto de Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre.


Mas como explicar essa diferença? Porque na capital estacionar no aeroporto custa tão caro e no interior sai de graça? A explicação para essa diferença na cobrança de taxas no aeroporto foi dada pelo superintendente em exercício da Infraero no Acre, Carlos Augusto, que baseou-se em um estudo de mercado para justificar a diferença no tratamento dado aos motoristas da capital e de Cruzeiro do Sul, especificamente.

Publicidade

“A demanda não justifica a realização de uma licitação para administrar o aeroporto de Cruzeiro do Sul. A empresa não iria arrecadar o suficiente para pagar os custos. Um estudo de mercado da Infraero comprova isso,” Disse Augusto, observando que a terceirização do pátio de estacionamento no Juruá, iria representar prejuízos para a empresa que viesse a ser contratada pela Infraero.


Em Rio Branco, há mais de oito anos, o estacionamento do aeroporto é administrado pela empresa I.F. Tojal, cujo valor do contrato com a Infraero não é revelado, bem como o fluxo de veículos e o montante arrecado mensalmente.


Carlos Augusto informou, porém, que no próximo ano a Infraero vai instalar em Rio Branco o Sistema Gestor de Estacionamento, que calcula o fluxo de veículos e o valor arrecadados pelas terceirizadas, neste caso, adiantou ele, tratando exclusivamente de Cruzeiro do Sul, se for registrado aumento no fluxo de carros que passam diariamente pelo aeroporto, a privatização daquele espaço será questão de meses.


Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido