Menu

Consenso de Tião Viana (PT) define que FPA terá candidatura única, do PT, à prefeitura de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Foi batido o martelo. O governador Tião Viana (PT) e o prefeito Raimundo Angelim (PT), definiram na tarde desta segunda-feira, 12, que a Frente Popular do Acre terá apenas um candidato a prefeitura municipal de Rio Branco, nas eleições 2012. A decisão da cúpula petista foi comunicada em reunião com os 12 partidos que integram a FPA, na residência oficial do governador do Estado.

Publicidade

O “acordo”, firmado entre as legendas integrantes da FPA, sinaliza com um ponto final nas pretensões do PC do B, em lançar Perpétua Almeida. Debaixo do julgo petista, os partios delegaram a Viana e a Angelim a condução do processo que vai definir o candidato a prefeito e seu vice, assegurando ao PT o direito de apresentação do nome da cabeça da chapa majoritária da coligação.


Os cardeais petistas asseguram que o nome que deve disputar a sucessão municipal em Rio Branco  será apresentado aos rio-branquenses em breve. PV e PCdoB, que já haviam apresentado seus pré-candidatos, se renderam ao comando petista e também firmaram o pacto em torno de um único nome à disputa eleitoral do ano que vem.


Na reunião os presidentes de partidos assinaram a nota “Unidade pela integridade de Rio Branco”, laborada pelo PT. O documento destaca as duas últimas administrações petistas, que de acordo com o texto teria recuperado uma prefeitura falida, deixada pelo ex-prefeito Isnard Leite, negando qualquer possibilidade de uma candidatura que não seja do PT.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


Leia a seguir a nota na íntegra:


Nota da Frente Popular do Acre


Unidade pela integridade de Rio Branco


A Frente Popular, sempre agradecida ao povo pelas vitórias e oportunidades de servir ao Acre, pede a participação da sociedade, do movimento social e da sua militância na construção de uma nova luta pelo bem da nossa capital Rio Branco.


Com trabalho, ética e humildade, procuramos corresponder à confiança dos acreanos. Resgatamos nossos valores históricos e a autoestima do nosso povo, recuperamos a credibilidade do Estado e fizemos mudanças que melhoraram o Acre, criando a plataforma para a emancipação econômica e o desenvolvimento social da nossa sociedade.


Rio Branco exige uma reflexão especial. Entre 1997 e 2004, os nossos opositores tomaram conta da prefeitura, quebraram o município e deixaram minguar os salários dos funcionários e a cidade numa crise urbana onde o lixo e os buracos tomavam conta das ruas.

Publicidade

Em 2005, o prefeito Raimundo Angelim recebeu uma prefeitura falida, mas, com o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, saneou as finanças do município e fez a cidade voltar a crescer, com serviços essenciais atendendo às famílias e obras beneficiando todos os bairros.


Agora é nosso dever lutar para que nem as desastrosas administrações do passado, nem a corrupção que tanto sugou o Acre, voltem pelas falsas promessas de uma oposição sem projeto, mas com muita sede de poder.


A Frente Popular tem um projeto em execução em Rio Branco, com Angelim; no Governo do Acre, com Tião Viana; e no Brasil, com a presidente Dilma. A união desses esforços, com o apoio da nossa base parlamentar e a participação da sociedade, garante as melhores condições, práticas e compromisso ético para fazer Rio Branco seguir melhorando cada vez mais.


Buscando um novo jeito de fazer caminhar as mudanças iniciadas, os partidos da Frente Popular já iniciaram o debate com vistas às eleições municipais de 2012, tendo resolvido:


— confirmar a unidade da Frente Popular, com candidatura única para a prefeitura de Rio Branco;


— e fortalecer a via democrática de construção da candidatura única, constituindo o governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim como coordenadores desse processo.


Vamos redobrar o trabalho nos partidos, na sociedade e nas ruas, buscando a participação do movimento social e mobilizando, desde já, a militância que forma a principal força da Frente Popular.


Rio Branco, 13 de setembro de 2011.


PT, PCdoB, PSB, PRB, PDT, PTB, PTN, PR, PSDC, PTC, PV e PRP.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido